Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22574
Título: | A interferência da liberdade educacional no índice de qualidade da educação dos países |
Autor(es): | Farias, Thaise Barbosa do Rêgo |
Palavras-chave: | Liberdade educacional Qualidade educacional Educação domiciliar Políticas públicas |
Data do documento: | 19-Nov-2020 |
Resumo: | O estudo objetiva analisar o nível de interferência da variável da liberdade educacional na qualidade educacional dos países. Para tanto, fez-se uma abordagem histórica acerca do surgimento do modelo de educação escolar obrigatória pelo mundo e a forma como esse modelo foi tratado por autores que examinam o tema. Em um plano mais específico, se evidenciou como a educação escolar obrigatória foi adotada na realidade brasileira, dando enfoque aos métodos construtivista e socioconstrutivista, baseados em uma educação para as massas, voltada para o coletivo e controlada pelo estado. Neste ínterim a educação domiciliar foi apresentada como um ponto de evidência de liberdade educacional, ao passo em que a pesquisa discutiu as questões jurídicas e práticas relativas à sua regulamentação no Brasil. Além da pesquisa bibliográfica, há uma pesquisa quantitativa, efetuada a partir do índice de educação dos países (PNUD) e o índice de liberdade de educação dos países (OIDEL). Conclui-se a partir da pesquisa bibliográfica que a liberdade educacional é um importante ponto a ser observado para melhorar a qualidade da educação. Já o tratamento dos dados relativos à variável dependente, qual seja, a qualidade da educação e o índice de liberdade de educação dos países, que se trata da variável independente, revela um nível considerável de correlação entre a liberdade educacional e a qualidade de educação. Demonstrou-se, estatisticamente, que a qualidade de educação dos países é influenciada pelo seu índice de liberdade educacional, de modo que, de acordo com o modelo estatístico proposto, quanto maior é o nível de liberdade educacional dos países, melhor tende a ser o seu desempenho no índice de qualidade educacional. |
Descrição: | FARIAS, Thaise Barbosa do Rêgo. A Interferência da Liberdade Educacional no Índice de Qualidade da Educação dos Países. 2020.32f.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22574 |
Aparece nas coleções: | 22 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Thaise Barbosa do Rêgo Farias.pdf | PDF - Thaise Barbosa do Rêgo Farias | 787.63 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
TERMO DE DEPÓSITO.pdf | Termo de depósito | 178.5 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.