Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22588
Título: Primeira infância: a lei n° 13.257/2016 e o Programa Criança Feliz
Autor(es): Bezerra, Beatriz Firmino
Palavras-chave: Lei nº 13257/16
Desenvolvimento infantil
Primeira infância
Programa Criança Feliz
Data do documento: 27-Nov-2020
Resumo: Pretende-se, com o presente trabalho, contextualizar o termo “primeira infância” e discutir as inovações implementadas pela Lei n° 13.257/2016 (Lei do Marco Legal da Primeira Infância) no ordenamento jurídico e em programas governamentais (como o Programa Criança Feliz). A temática abordada se justifica na medida em que a primeira infância (idade de zero a seis anos) é uma fase crucial no desenvolvimento infantil, nesse sentido, negligenciar esta etapa da vida pode corroborar com sérios prejuízos ao desenvolvimento infantil, por isto é indispensável proteger com absoluta prioridade esta etapa da vida. Para tanto, o estudo foi desenvolvido no sentido de questionar quais as implicações da Lei do Marco Legal da Primeira Infância para o desenvolvimento infantil e para o ordenamento jurídico brasileiro. O método utilizado foi o hipotético-dedutivo e a abordagem foi a quali-quantitativa, com procedimento de pesquisa bibliográfico e documental. Dessa forma, buscou-se, em um primeiro momento, expor a trajetória da infância no Brasil, as determinações para o termo criança, e a evolução da percepção dos dispositivos legais sobre a infância brasileira. Em um segundo momento, intentou-se abordar a Lei 13.257/2016 e as influências para a criação do marco legal, destacando-se as alterações proporcionadas pelo Marco Legal da Primeira Infância, no campo da educação, saúde e convivência familiar e, por último, apresentar alguns aspectos do Programa Criança Feliz, que foi instituído em razão do Marco Legal da Primeira Infância. Diante disto, verifica-se que o estudo proporcionou verificar que a Lei 13.257/2016 trouxe um novo olhar sobre a infância brasileira, aprimorando e complementando dispositivos legais já existentes, buscando contribuir para o desenvolvimento integral das crianças nos seis primeiros anos de vida.
Descrição: BEZERRA. B. F. Primeira infância: a lei n° 13.257/2016 e o Programa Criança Feliz. 2020. 85f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2020
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22588
Aparece nas coleções:42 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Beatriz Firmino BezerraPDF - Beatriz Firmino Bezerra1.07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito485.48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.