Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22662
Título: Os efeitos práticos da Lei de Importunação Sexual e o direito de ir e vir da mulher brasileira
Autor(es): Santos, Bruna Nayara Costa dos
Palavras-chave: Direitos das mulheres
Reivindicações
Conquistas femininas
Efetividade das leis
Data do documento: 4-Dez-2020
Resumo: O presente artigo tem como escopo o surgimento e os avanços dos direitos das mulheres, com ênfase na efetividade da legislação brasileira vigente própria a esses direitos. Através da revisão de material teórico e doutrinário e utilizando-se do método dedutivo, foi realizado, no primeiro item, um breve relato acerca do patriarcalismo, tratando sobre a sua historicidade do ponto de vista religioso e educacional; no segundo item, foi abordado o despertar das mulheres, impulsionado pela Revolução Francesa e os ideais iluministas, bem como as principais conquistas femininas em busca da igualdade de gêneros. Neste mesmo sentido, os itens seguintes se direcionaram aos dispositivos legais do Brasil, criados com vistas a garantir a liberdade e a segurança das mulheres, como a Lei Maria da Penha e a Lei de importunação Sexual, analisando a sua efetividade perante a sociedade brasileira, mediante dados de pesquisas apresentados neste trabalho. Posto isso, são objetivados meios de tornar efetiva a igualdade de direitos entre homens e mulheres, erradicando o machismo estrutural ainda presente na sociedade.
Descrição: SANTOS, B. N. C. dos. Os efeitos práticos da Lei de Importunação Sexual e o direito de ir e vir da mulher brasileira. 2020. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22662
Aparece nas coleções:42 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Bruna Nayara Costa dos SantosPDF - Bruna Nayara Costa dos Santos794.23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito279.33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.