Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22756
Título: Os bancos de dados genéticos para fins criminais no Brasil: o efeito CSI e as consequências da formação de um estado de biovigilância.
Autor(es): Cruz, Thalita Barbosa
Palavras-chave: Criminologia
Biodireito
Direitos Humanos
Data do documento: 13-Out-2020
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo geral discutir os bancos de dados genéticos para fins criminais sob o ponto de vista das consequências da formação de um estado de biovigilância e o efeito CSI. A compreensão da biovigilância está diretamente ligada ao macro princípio da dignidade da pessoa humana e da proibição do excesso, visto que entender os questionamentos e a insegurança ocasionada por esse fenômeno é compreender como ajudar a sociedade a se livrar de comportamentos autoritários que extravasam os limites legais e bioéticos. Além disso, de forma específica, o seguinte estudo buscou identificar e pontuar as consequências do mau uso das tecnologias forenses, bem como apresentar os limites éticos, leais e científicos que devem ser impostos na interligação de investigações policiais e técnicas genéticas de identificação humana. Para isso, utilizou-se o método dedutivo e amparou-se o tema em buscas nos livros, artigos, nacionais e internacionais, e em legislações que versem sobre o tema em comento. Concluindo-se pelo uso de discursos punitivistas alinhados a uma expertise científica, que acaba por invisibilizar questões sociais complexas.
Descrição: CRUZ, Thalita Barbosa. Os bancos de dados genéticos para fins criminais no Brasil: o efeito CSI e as consequências da formação de um estado de biovigilância. 2020. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22756
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Thalita Barbosa Cruz.pdf1.04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TERMO DE DEPÓSITO.pdf197.59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.