Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22801
Título: A conciliação como meio de descongestionar a justiça nas causas previdenciárias: Uma análise sobre os segurados especiais rurais.
Autor(es): Santos, Lucas de Sousa
Palavras-chave: Conciliação
Segurado Especial
Direito previdenciário
Data do documento: 14-Dez-2020
Resumo: O presente artigo tem como objetivo geral analisar a importância da aplicação da conciliação nas lides previdenciárias, que envolvam o segurado especial rural. Trata-se de um estudo descritivo, bibliográfico e documental, das quais foram utilizadas a observação e dedução para a análise das informações coletadas. O estudo teve como foco o instituto da conciliação enquanto instrumento consensual para solução de conflitos, deparando-se com o questionamento: Como a conciliação pode descongestionar o poder judiciário nas causas previdenciárias? Com enfoque na aplicação prática desse instituto nas causas que envolvam o segurado especial rural, polo que mais necessita de uma resolução prática e eficaz do imbróglio jurídico. Por meio do estudo foi possível demonstrar que a ineficiência juntamente com a lentidão na análise dos casos pelo INSS, faz com que ocorra a judicialização dos mesmo o que provoca o congestionamento da justiça trazendo como prejuízos uma morosidade na resolução das questões e consequente elevação dos custos ao poder judiciário, afetando todos os polos envolvidos na demanda judicial. O trabalho evidencia que a conciliação deve ser o caminho inicial traçado, afim de dar celeridade e de desburocratizar as causas previdenciárias, vez que apenas uma massificação desse entendimento promoverá benefícios como resolução eficaz dos imbróglios jurídicos com a duração razoável e economia processual.
Descrição: Santos, Lucas de Sousa. A conciliação como meio de descongestionar a justiça nas causas previdenciárias: Uma análise sobre os segurados especiais rurais. 2020. 24 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Jurídicas , 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22801
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lucas de Sousa Santos.pdfPDF - Lucas de Sousa Santos810.9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdf77.2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.