Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22814
Título: Dispensa de licitação na pandemia e a atuação do Tribunal de Contas como órgão fiscalizador
Autor(es): Morais, Rhaissa Elida Silva de
Palavras-chave: Pandemia
Licitação
Dispensa
Tribunal de Contas
Data do documento: 10-Dez-2020
Resumo: O mundo foi impactado com a chegada de um vírus, denominado Coronavírus. Em consequência disso, decisões político-econômicas passaram a ser tomadas com o intuito de minimizar os reflexos dessa crise sanitária, tratada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma Pandemia. Dentre as soluções encontradas para conter o avanço da doença de forma mais célere, destacamos a dispensa de licitação, que foi possível após muitos Estados e Municípios decretarem estado de calamidade pública, assim como por meio da publicação da Lei nº 13.979, em 6 de fevereiro de 2020. Nesse contexto, o Tribunal de Contas é um importante órgão fiscalizador, sobretudo nesse momento em que se deve priorizar a saúde pública e a destinação correta dos recursos, de forma a coibir a prática de atos de improbidade que gerem prejuízo ao erário e à sociedade como um todo. O objetivo dessa pesquisa, então, é demonstrar como tem ocorrido a dispensa licitatória durante a pandemia e como o Tribunal de Contas tem atuado para manter a eficiência e integridade administrativa nesse período. Para tanto, apresentaremos informações essenciais sobre tais institutos por meio de tópicos em nosso referencial teórico, que tratará desde conceitos sobre pandemia, licitação e calamidade pública até sobre o Tribunal de Contas e sua função fiscalizadora. Para tanto, baseamo-nos na legislação pertinente e em outros estudos, fazendo uso do método bibliográfico a fim de levantar os dados necessários ao aprofundamento da temática. Quanto ao problema, a pesquisa tem caráter qualitativo e usará método dedutivo, a fim de analisar e interpretar os dados obtidos.
Descrição: MORAIS, R. E. S. de. Dispensa de licitação na pandemia e a atuação do Tribunal de Contas como órgão fiscalizador. 2020. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22814
Aparece nas coleções:42 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rhaissa Elida Silva de MoraisPDF - Rhaissa Elida Silva de Morais1.65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito1.02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.