Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22838
Título: Aspectos gerais acerca da problemática da judicialização da saúde com breve análise na situação do município de Campina Grande (2019 - 2020)
Autor(es): Brandão Júnior, Ailton Tavares
Palavras-chave: Garantias e direitos fundamentais
Judicialização da saúde
Sistema Único de Saúde
Data do documento: 15-Dez-2020
Resumo: RESUMO Demandar judicialmente para garantir o direito à saúde é resultado do não cumprimento, por parte do Estado, do que estabelece a Constituição Federal quando trata acerca da garantia do direito essencial e fundamental, diretamente ligado com o princípio da dignidade humana. O presente artigo tem por objetivo geral analisar a necessidade da efetivação do direito à saúde, objetivando suprir as lacunas deixadas pelo Poder Público frente às necessidades dos indivíduos prejudicados pela estagnação ou falta de comprometimento dos gestores públicos para com o não cumprimento dos seus deveres elencados na Constituição Federal de 1988 no que tange a área da saúde pública. Para tanto, foram traçados os seguintes objetivos específicos: entender como o poder Judiciário pode intervir na ocorrência da violação dos dispositivos constitucionais e legais frente à aplicabilidade do direito à saúde; estimular a reflexão ao acesso à saúde pública partir da judicialização sob o ponto de vista do direito social do cidadão. Visando alcançar os objetivos propostos, utilizou-se o método hipotético-dedutivo. Diante das inúmeras obrigações da esfera federal encontra-se a necessidade de operar e distribuir o seu orçamento, equilibrando assim as políticas públicas essenciais à sociedade. Diante de tal contexto, tratando-se especificamente da saúde pública, a limitação financeira do Estado vem provocando um acúmulo de demandas no Judiciário, motivando o crescimento do fenômeno da judicialização do direito à saúde.
Descrição: BRANDÃO JÚNIOR, Ailton Tavares. Aspectos gerais acerca da problemática da judicialização da saúde com breve análise na situação do município de Campina Grande (2019 - 2020). 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba. Campina Grande. 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22838
ISSN: CDD 342
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - AILTON TAVARES BRANDÃO JÚNIOR.pdf616.86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Autorização.pdf883.91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.