Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23145
Título: A evolução da mulher no mercado de trabalho frente às leis trabalhistas
Autor(es): Santos, Hallyne Bandeira de Pontes
Palavras-chave: Direito do Trabalho
Mulher
Mercado de Trabalho
Desigualdades
Data do documento: 28-Nov-2019
Resumo: O objetivo principal do presente trabalho foi o de analisar a evolução histórica dos direitos trabalhistas da mulher, levando em consideração as garantias conquistadas ao longo do tempo e seus reflexos na atual legislação trabalhista brasileira. Destarte, buscou-se elencar o que a CLT prevê como direitos para a trabalhadora, levando em consideração as questões que envolvem a maternidade como elemento dificultador no mercado de trabalho. Ademais, foram analisados o contexto histórico e a conceituação, elencando ainda seus desdobramentos e principais desigualdades ainda existentes. Por fim, ponderou-se a essencialidade da criação de políticas públicas que envolvam a questão da igualdade de gênero, como também a importância de entendimentos jurídicos para a construção de um ambiente laboral saudável, com a criação de projetos sociais, creches e assim, ter um reconhecimento eficaz de seus direitos, destacando a importância de proteção à mulher visando igualar as diferenças e discriminações. O estudo deu-se com base em pesquisas bibliográficas, artigos científicos, revistas, artigos da legislação brasileira e outras fontes de pesquisas.
Descrição: SANTOS, Hallyne Bandeira de Pontes. A evolução da mulher no mercado de trabalho frente às leis trabalhistas. 2019. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) – Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23145
Aparece nas coleções:42 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Hallyne Bandeira de Pontes SantosPDF - Hallyne Bandeira de Pontes Santos5.09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.