Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23208
Título: Assédio moral: uma realidade no mundo do trabalho
Autor(es): Oliveira, Elicácia Cunha de
Palavras-chave: Assédio moral
Direito do trabalho
Jurisprudência
Responsabilidade Civil
Data do documento: 11-Dez-2020
Resumo: O assédio moral pode ser definido, em linhas gerais, como uma exposição de alguém a situações humilhantes e constrangedoras, repetitivas e prolongadas. O objeto de estudo de nosso trabalho, no entanto, é o assédio moral ocorrido durante a jornada de trabalho, ou no exercício de suas funções, tema árduo, sobre o qual a jurisprudência brasileira não apresenta as melhores saídas para aquele que sofre como vítima desse mal. Nesse sentido, para este trabalho, fez-se um estudo bibliográfico onde foi pesquisado um pouco da história do assédio moral, tendo por base autores teóricos tais como: Martins, 2012; Luft,1987; Alkimin, 2006; Melo, 2004; Silva, 2005, entre outros. Verificaram-se possíveis estratégias que podem ser adotadas no ambiente de trabalho a fim de diminuir os casos de assédio moral. Em face das várias ações que tramitaram ou tramitam na Justiça do Trabalho, também analisamos o resultado das jurisprudências, verificando a questão da procedência e da indenização em relação ao assédio moral. Concluiu-se que a prática do assédio moral deve ser banida do ambiente laboral, pois deve ser respeitado o princípio da dignidade humana, o respeito, pois o trabalhador é um ser humano, acima de tudo.
Descrição: OLIVEIRA, E. C. de. Assédio moral: uma realidade no mundo do trabalho. 2020. 36f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23208
Aparece nas coleções:42 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Elicácia Cunha de OliveiraPDF - Elicácia Cunha de Oliveira575.9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito102.72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.