Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23269
Título: Aplicação extensiva do ECA para a proteção dos direitos das crianças e adolescentes refugiados no Brasil
Autor(es): Lira, Raiane Ferreira
Palavras-chave: Crianças e Adolescentes.
Refugiados
Omissão
Direito Internacional
Direito da Criança e Adolescente
Data do documento: 5-Dez-2019
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar a lacuna legislativa existente no direito brasileiro e internacional quanto aos direitos e proteção das crianças e adolescentes em condição de refúgio. Pretende-se refletir, por meio de pesquisa bibliográfica a respeito da condição destes sujeitos que se encontram no Brasil, bem como, atentando aos abusos aos quais os infantes refugiados estão propícios de sofrer em decorrência da falta de proteção eficaz dos seus direitos e respeito à sua condição especial de vulnerabilidade, por tratar-se de sujeitos ainda em desenvolvimento, dando enfoque mais apurado à submissão destes menores ao trabalho infantil em situação degradante e análoga ao escravo. Procuramos também analisar a autorização contida nos diplomas nacionais e internacionais, dos quais o Brasil seja signatário, para a aplicação extensiva do Estatuto da Criança e Adolescente em prol da proteção e cuidado com os direitos destes sujeitos em peculiar situação de dupla vulnerabilidade, principalmente quanto à situação de trabalho infantil a que são submetidas. Concluímos pela possibilidade da aplicação extensiva da legislação brasileira, principalmente quanto ao Estatuto da Criança e do Adolescente, às crianças e adolescentes que têm como destino o nosso país.
Descrição: LIRA, Raiane Ferreira. Aplicação extensiva do ECA para a proteção dos direitos das crianças e adolescentes refugiados no Brasil. 2019. 38 f. Artigo (Graduação em Direito) – Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23269
Aparece nas coleções:42 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Raiane Ferreira LiraPDF - Raiane Ferreira Lira518.87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.