Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23598
Título: O uso dos memes para o ensino da língua inglesa
Autor(es): Lira, Renaly Estefani dos Santos
Palavras-chave: Meme
Gênero digital
Multiletramento
Criticidade
Gramática contextualizada
Data do documento: 21-Mai-2021
Resumo: O meme, gênero digital que se tornou comum para a comunicação e humor, pode ser utilizado no contexto educacional de ensino de línguas para a apresentação de conteúdos gramaticais e textuais, como também pode ser uma ferramenta facilitadora para o ensino de inglês. Sendo o desenvolvimento do senso crítico do alunado um dos principais fatores para a formação do cidadão, o presente trabalho, busca analisar como a utilização dos memes podem contribuir para o desenvolvimento da criticidade, visto que, eles podem abordar uma gama de conteúdos que instigam o pensamento crítico e a elaboração de opiniões. Para isso, esta pesquisa angariou-se na concepção de meme trazida por Dawkins (1976) e aprimorada por Blackmore (2005). Seu conceito sendo trazido para o atual contexto dos memes na internet por Horta (2015) como gênero digital que são compartilhados online e possuem caráter híbrido se caracterizando como uma das facetas dos multiletramentos¸ que proporciona assim, novas práticas de leitura. Partindo também dos pressupostos da gramática contextualizada, os memes podem funcionar como um meio que proporciona tal contextualização. Esta pesquisa realizada no ano de 2021, através do estudo de caso e por intermédio de uma sequência didática aplicada em 2019. Assim, foi possível verificar a utilização dos memes como modeladores na contextualização do ensino da língua inglesa e, ao mesmo tempo para a construção e desenvolvimento do pensamento crítico-reflexivo.
Descrição: LIRA, R. E. S. O uso dos memes para o ensino da língua inglesa. 2021. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Inglês) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23598
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
(TCC) RENALY LIRA.pdf1.1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA DEPÓSITO.pdf121.46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.