Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23734
Título: O impacto do isolamento social estabelecido pela intercorrência da Pandemia de Covid-19 nos casos de feminicídio no Brasil no ano de 2020
Autor(es): Silva, Sâmila do Nascimento
Palavras-chave: Violência doméstica
Feminicídio
Pandemia
Isolamento social
Poder público
Data do documento: 2-Jun-2021
Resumo: O ano de 2020 foi marcado pela eclosão da Covid-19, doença causada pelo vírus Sars-CoV-2, que se espalhou por todo o mundo, causando milhares de mortes. A OMS, desde o anúncio sobre a pandemia do novo coronavírus, recomendou a todos os países uma série de medidas que tinham como objetivo frear o contágio do vírus, sendo uma das medidas mais efetivas o isolamento social. O Brasil vem enfrentando, além do caos sanitário e econômico, outro problema que se ressaltou durante o isolamento social: a morte de mulheres em contexto de violência doméstica. A presente pesquisa se propõe a analisar como o isolamento social, decorrente da pandemia de Covid-19, influenciou o aumento de casos de feminicídio no Brasil em 2020. Para essa análise fez-se necessário uma pesquisa bibliográfica de caráter descritivo qualitativo para compreender as raízes da violência doméstica em nosso país, bem como analisar o modo como essa violação acontece, aonde acontece e qual o perfil do agressor na grande maioria dos casos, além de breve análise sobre as legislações já existentes no ordenamento jurídico brasileiro de proteção à vida da mulher. Ainda, houve um levantamento dos dados estatísticos do ano de 2020 que denunciam uma diminuição de registros de boletins de ocorrência e um aumento de feminicídios, dados estes que evidenciam como o ambiente doméstico se constitui como um lugar perigoso para a mulher brasileira, que sob o mito da privacidade familiar acabam sendo silenciadas. Essa invisibilidade potencializada com o isolamento social e o aumento do convívio com os agressores, somada à inércia do Poder Público, culminou nas muitas mortes prematuras de mulheres durante a pandemia.
Descrição: SILVA, S. do N. O impacto do isolamento social estabelecido pela intercorrência da Pandemia de Covid-19 nos casos de feminicídio no Brasil no ano de 2020. 2021. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23734
Aparece nas coleções:42 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Sâmila do Nascimento SilvaPDF - Sâmila do Nascimento Silva314.58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito755.44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.