Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2380
Título: As formas alternantes nós/ a gente no corpus discurso & gramática - D&G: um olhar à luz da Sociolinguística
Autor(es): Silva, Márcio Alves da
Palavras-chave: Línguas
Diversidade Lingüística
Lingüística
Data do documento: 20-Nov-2013
Resumo: Este trabalho objetiva identificar as formas linguísticas “nós/a gente” nos textos de alunos/informantes no corpus D&G; analisar como se dá, a partir de textos produzidos por alunos da oitava série e terceiro ano do ensino médio, a alternância das formas “nós/a gente”, considerando as variáveis sexo e escolaridade em textos orais e escritos e, contribuir para o ensino de Língua Portuguesa a partir da perspectiva Sociolinguística. Para tanto, questiona-se até que ponto a diversidade linguística está relacionada as variáveis sexo e escolaridade. A pesquisa em pauta é de caráter descritivo-analítico. Optou-se por trabalhar com informantes da oitava série e terceiro ano do ensino médio, considerando as variáveis sexo e escolaridade. Os textos orais e escritos, objeto de análise, pertencem ao corpus Discurso & Gramática (1998). Consideram-se as narrativas de experiência pessoal produzida pelos informantes e, para este artigo, trabalha-se com quatro trechos orais e seus correspondentes escritos, dado o caráter do estudo proposto. O trabalho justifica-se por abordar um assunto de extrema relevância para a formação de professores, uma vez que fará uso de uma teoria/prática que defende propostas de ensino pautadas na correlação entre língua e sociedade, na análise linguística de regras variáveis e na minimização de preconceitos vigentes na sociedade, contribuindo para a nova postura do professor. A pesquisa segue as orientações teóricas de Geraldi (2004) e Travaglia (2001) no que tange às concepções de língua(gem), bem como as noções advindas dos estudos de Bagno (2006), Monteiro (2000), Alkmim (2008) e Lopes (2007) em relação aos estudos da Teoria da Variação e Mudança Linguística.
Descrição: Silva, M. A. da. As formas alternantes nós/ a gente no corpus discurso & gramática - D&G: um olhar à luz da Sociolinguística. 2012. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em língua portuguesa)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2380
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Márcio Alves da Silva.pdfMárcio Alves da Silva9.49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.