Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23803
Título: "Ideologia de Gênero", liberdade de cátedra e direito a uma educação pacífica
Autor(es): Leandro, Isabelle Maria Gonçalves
Palavras-chave: Educação
Gênero
Ideologia de gênero
Direitos humanos
Data do documento: 28-Mai-2021
Resumo: Tendo em vista a crescente violência e desigualdade de gênero no âmbito social, o presente artigo aborda a necessidade de introduzir a educação em gênero nas escolas, a fim de aplacar os preocupantes índices de violência e desigualdade de gênero nas relações sociais. Para tanto, é necessário analisar a crescente corrente ideológica que forjou o conceito de “ideologia de gênero” com a finalidade de impedir a introdução das discussões sobre gênero no espaço es colar , analisando os projetos de leis que versam sobre o tema e sua total desconexão com o que versa a Constituição Federal Brasileira, demonstrando a inconstitucionalidade das leis que têm em seu interior a ideia de barrar a necessidade de adotar nas escolas a educação em gênero sob o pretexto de lutar contra um a suposta “ideologia de gênero” e promover uma “escola sem partido” partido, acrítica, sem espaço para contestação. Realiza se então uma pesquisa bibliográfica e documental, feita por meio de uma abordagem orientada pelo método dialético, tendo sido seus procedimentos efetuados pelo método hermenêutico. Diante disso, verifica se que os projetos de lei que tentam proibir a educação em gênero e sexualidade nas escolas estão em desacordo com o que dispõe a Constituição da República Federativa do Brasil, verificando que são inconstitucionais, denota se a necessidade de incluir a educação em gênero e sexualidade nas escolas, o que impõe a constatação de que a inclusão dessa pauta no ambiente educacional serve de instrumento de desconstrução do machismo e da violência nele baseada, sendo possível diante de tal ação vislumbrar uma convivência em sociedade mais pacífica e almejar a redução dos índices alarmantes de violência.
Descrição: LEANDRO, I. M. G. "Ideologia de Gênero", liberdade de cátedra e direito a uma educação pacífica. 2021. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23803
Aparece nas coleções:42 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Isabelle Maria Goncalves LeandroPDF - Isabelle Maria Goncalves Leandro494.35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito853.87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.