Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23850
Título: Constitucionalismo digital e jurisdição constitucional: as relações sociodigitais sob o espectro das garantias fundamentais.
Autor(es): Lima, Pedro Vinicius Sá de Lima e
Palavras-chave: Garantias fundamentais
Constitucionalismo digital
Ambiente digital
Data do documento: 3-Jun-2021
Resumo: Com as transformações impulsionadas pela inserção de instrumentos tecnológicos e desenvolvimento do ecossistema digital através da internet, as relações sociais sofreram significativos impactos, que estimularam a salvaguarda de direitos aos usuários da rede através da corpulenta legislação infraconstitucional, no entanto, em virtude da dinâmica célere do meio digital, evidencia-se a necessidade de vanguardear o enfrentamento às violações das garantias fundamentais, através da preservação, aprofundamento e interpretação das práticas legais e direitos conferidos sob a ótica da interpretação de preceitos constitucionais. Através da análise da legislação infraconstitucional aplicável ao ciberespaço, bem como do posicionamento jurisprudencial, busca-se identificar a possibilidade de diálogo entre o Constitucionalismo Digital e a Jurisdição Constitucional - pelas Cortes Supremas - no sentido de aplicação da Constituição à proteção e reconhecimento de garantias ainda não protegidas explicitamente, fazendo assim um comparativo do rol de garantias fundamentais com os conceitos físicos do espectro da luz, buscando aplicar à atuação das normas infraconstitucionais e do constitucionalismo digital o caráter de ‘filtros’, capazes de alcançar espectros das garantias fundamentais em frequências ainda não exploradas das relações sociais na internet.
Descrição: LIMA, Pedro Vinicius Sá de Lima e. Constitucionalismo digital e jurisdição constitucional: as relações sociodigitais sob o espectro das garantias fundamentais. 2021. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Jurídicas, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23850
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Pedro Vinicius Sá de Lima e Lima - 161225098.pdf509.24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Autorização de depósito (1).pdf507.17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.