Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23898
Título: Hilda Hilst no cinema: uma análise da representação da descoberta da sexualidade no filme Unicórnio
Autor(es): Ferreira, Morgana Santos
Palavras-chave: Adaptação
Processo intertextual
Sexualidade
Cinema
Data do documento: 4-Jun-2021
Resumo: Os estudos em torno do processo adaptativo nascidos de uma perspectiva intertextual consideram o objeto fílmico produto de um ato criativo que envolve procedimentos transformativos sobre e para além daquilo apreendido do texto-fonte. Considerando isso, este trabalho busca analisar como se realiza a construção da descoberta da sexualidade no filme Unicórnio (2018) do diretor Eduardo Nunes, enquanto adaptação dos contos “O unicórnio” (1970) e “Matamoros (da fantasia)” (1980), da escritora Hilda Hilst. Portanto, o objetivo desta pesquisa é analisar os diálogos estabelecidos entre as narrativas, sobretudo aqueles em torno da representação da descoberta sexual vivenciada pela personagem Maria, considerando o fenômeno da recriação que envolve as relações entre cinema e literatura. Para isso, foram utilizados os pressupostos teóricos acerca da adaptação enquanto processo intertextual de Linda Hutcheon (2013) e Robert Stam (2006; 2008) e a teoria em torno da sexualidade, a partir de Sigmund Freud (2006) e Jean Laplanche (1997). A análise da transposição temática nos apresenta a interessante relação interartes que ocorre no processo adaptativo, bem como a ressignificação advinda do ato criativo que percorre as adaptações.
Descrição: FERREIRA. M. S. Hilda Hilst no cinema: uma análise da representação da descoberta da sexualidade no filme Unicórnio. 2021. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23898
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - MORGANA SANTOS FERREIRA.pdfTCC - MORGANA SANTOS FERREIRA1.01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Deposito.pdfTermo de Deposito64.09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.