Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23964
Título: Judicialização da saúde como meio de efetivação de direito fundamental e seus efeitos sobre os orçamentos públicos.
Autor(es): Medeiros, Josildo Fernandes de
Palavras-chave: Direitos fundamentais
Direito à saúde
Orçamentos públicos
Data do documento: 4-Jun-2021
Resumo: O presente trabalho de pesquisa tem como objetivo Investigar como a judicialização da saúde afetou o orçamento público da saúde do Município de Campina Grande-PB, no lapso temporal de 2015 a 2019. Para tanto, fizemos o estudo de literaturas sobre o recorrente aumento da provocação do Poder Judiciário como meio para a efetivação do direito fundamental à saúde, em que pese à omissão da prestação de medicamentos/procedimentos de alto custo pelo Poder Público e a necessidade de intervenção do Estado-juiz como forma de efetivação de direito fundamental e seus efeitos sobre os orçamentos públicos. Partimos de uma abordagem histórica quanto ao surgimento do SUS, identificamos as competências constitucionais dos entes federativos quanto à promoção da saúde. Utilizamos um caráter descritivo, com abordagem qualitativa, através do método dedutivo, mostraremos o fenômeno da judicialização da saúde e seus efeitos nos orçamentos públicos em nível de Brasil e, em seguida, convergindo para a questão a nível local no período supracitado. O trabalho buscou através de uma pesquisa de campo, junto ao gestou municipal da saúde da PMCG, mostrar a realidade deste fenômeno a nível local. Procuramos verificar os possíveis fatores que tem causado este aumento e quais as possíveis soluções. Por fim, buscamos junto ao gestor municipal sua visão e os dados que possam identificar tal fenômeno. O tema nos despertou interesse por sua relevância ao garantir judicialmente o direito fundamental à saúde dos indivíduos, mas ao mesmo tempo ao afetar as despesas públicas da saúde provocando problemas na execução dos orçamentos e políticas públicas dos entes federados, prejudicando desta forma a garantia deste direito a toda coletividade.
Descrição: MEDEIROS, Josildo Fernandes de. Judicialização da saúde como meio de efetivação de direito fundamental e seus efeitos sobre os orçamentos públicos. 2021. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Jurídicas , 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23964
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Josildo Fernandes de Medeiros.pdf654.99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo_de_Deposito_TCC Josildo.pdf2.62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.