Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23970
Título: A representação da família e da criança na coleção Conta pra mim: uma análise da adaptação do conto João e Maria
Autor(es): Silva, Jessica Marcelino da.
Palavras-chave: Conto de fadas
Análise comparativa
Adaptação
Literatura infantil
Data do documento: 2-Jun-2021
Resumo: O presente trabalho tem como objeto de estudo a adaptação, organizada pela coleção intitulada Conta pra Mim, do conto clássico João e Maria dos irmãos Grimm. A referida coleção faz parte do Programa do MEC (Ministério da Educação) que leva o mesmo nome da coleção, criado em dezembro de 2019. O conto está disponível na página oficial do MEC para ler on-line, imprimir ou colorir. O objetivo geral da pesquisa é analisar a representação da criança e da família na versão adaptada do conto João e Maria. Os objetivos específicos são: discutir a concepção de adaptação efetivada na proposta da coleção; identificar os aspectos temáticos e literários que se aproximam e se diferenciam entre a adaptação e o conto dos irmãos Grimm. Para a realização da pesquisa, utilizou-se uma metodologia de cunho bibliográfico voltada para a análise interpretativa das versões do conto selecionado. Como aporte teórico, recorreu-se a materiais publicados em livros, revistas, artigos, bem como nas contribuições teóricas de: Ariés (1986), Hutcheon (2011), Cademartori (2010), dentre outros. A partir da análise do conto da coleção Conta pra Mim, constatou-se, dentre outros aspectos, que a narrativa centra-se em uma representação estereotipada da criança, que subestima a inteligência dos menores e dá ênfase ao caráter pedagógico e doutrinador das histórias infantis. Além disso, a versão proposta apresenta conceitos e sentidos tradicionais acerca da família, desconsiderando as diversas transformações ocorridas no seio familiar na contemporaneidade, o que não contribui para a superação de preconceitos presentes na sociedade brasileira.
Descrição: SILVA, J. M. da. A representação da família e da criança na coleção Conta pra mim: uma análise da adaptação do conto João e Maria. 2021. 40 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa). - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23970
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, JESSICA MARCELINO DA..pdf963.82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo_de_Deposito_.pdf59.57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.