Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23991
Título: | O gênero romance nas aulas de literatura: uma proposta de letramento literário com a obra Ponciá Vicênio |
Autor(es): | Ramos, Railma Ferreira |
Palavras-chave: | Literatura afro-brasieira Romance Letramento literário Educação básica |
Data do documento: | 26-Mai-2021 |
Resumo: | A presente monografia buscou fomentar discussões acerca da necessária ampliação do espaço destinado à literatura afro-brasileira na educação básica. O estudo apresenta sugestões de trabalho com o gênero romance, especificamente a obra Ponciá Vicêncio, de Conceição Evaristo (2003), de modo a promover o letramento literário e transformar a sala de aula em um lugar de compartilhamento, leitura e debate. Para alcançar tais propósitos, efetuou-se uma pesquisa bibliográfica da qual merecem destaque os pressupostos teóricos de autores que discutem, sobretudo, o letramento literário, o gênero romance e o racismo, tais como: Cosson (2016); Dalcastagné (2012); Luckács (2000); Bakhtin (2014); os Referenciais Curriculares para o Ensino Médio da Paraíba (PARAÍBA, 2006), Almeida (2018); entre outros. Também pesquisou-se a coleção de livros intitulada de Português contexto, interlocução e sentido, das autoras Maria Luiza M. Abaurre, Maria Bernadete M. Abaurre e Marcela Pontara, publicada no ano 2016, com o fim de observar a presença ou não de textos literários de autoria negra neste que é um dos principais instrumentos de ensino nas escolas, o livro didático. Além disso, uma breve leitura crítica do romance em perspectiva foi realizada, debatendo alguns aspectos sobre a representação da identidade negra na obra de Evaristo. Ao final da pesquisa, concluiu-se a importância do desenvolvimento de um trabalho com a leitura literária centrado no estudo de textos integrais e que contemplem a diversidade das perspectivas culturais que constituem o corpus literário para a formação humana e subjetiva do leitor. Além disso, constatou-se a relevância de transformar as aulas de literatura em espaço de discussão das questões raciais, a partir do universo ficcional que, pelo recorte da experiência humana e pela linguagem que a delineia, compartilha maneiras de interagir com o mundo e estimula o leitor a tomar parte criticamente nessa interação. |
Descrição: | RAMOS, R. F. O gênero romance nas aulas de literatura: uma proposta de letramento literário com a obra Ponciá Vicêncio. 2021. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Graduação em Letras- Língua Portuguesa)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23991 |
Aparece nas coleções: | 23 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC-RAILMA.pdf | TCC- RAILMA | 850.38 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
TERMO DE DEPÓSITO.pdf | TERMO DE DEPÓSITO | 733.26 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.