Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24011
Título: Crime de redução à condição análoga a de escravo: estudo sobre a interpretação judicial desse tipo penal a partir de caso concreto
Autor(es): Cunha, Aldry Pires da
Palavras-chave: Trabalho Escravo
Interpretação Judicial
Tipo penal
Art. 149 do Código Penal
Data do documento: 27-Dez-2018
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo geral analisar a interpretação judicial do tipo penal de redução à condição análoga a de escravo (art. 149, Código Penal), a partir do estudo comparativo de duas sentenças. A doutrina e a jurisprudência não são pacíficas no conceito oriundo do art. 149 do Código Penal e, de acordo com a nova redação dada ao tipo pela lei 10.803/2003, atualmente ele é classificado como um tipo penal fechado. Diante desse contexto, questiona-se: como a interpretação, diante do tipo penal fechado previsto no art. 149 do Código Penal Brasileiro, pode influenciar nas decisões judiciais referentes a essa matéria? A metodologia utilizada foi a bibliográfica. Conclui-se que, apesar de o crime ser classificado como um tipo penal fechado, a interpretação do juízo irá atribuir, diante de casos concretos, sentidos individualizados para enquadrar a conduta de redução à condução análoga a de escravo como sendo típica ou não.
Descrição: CUNHA, Aldry Pires da. Crime de redução à condição análoga a de escravo: estudo sobre a interpretação judicial desse tipo penal a partir de caso concreto. 2018. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24011
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Aldry Pires da Cunha.pdf6.12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.