Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24032
Título: O assédio moral nas relações de emprego e a responsabilidade civil pelo dano moral
Autor(es): Nascimento, Lyana Silva e Cavalcante
Palavras-chave: Assédio Moral
Dano Moral
Responsabilidade Civil
Data do documento: 6-Dez-2018
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso tem por objetivo compreender o fenômeno do assédio moral nas relações de emprego, bem como, as consequências jurídicas para a referida prática, como o dano moral e a responsabilidade civil. Sabe-se que na caracterização da relação do contrato de trabalho encontra-se, de um lado, o poder diretivo do empregador e, do outro lado, a subordinação do empregado. Ocorre que, não raramente, o empregador extrapola os limites desse poder diretivo, de modo a promover ações constrangedoras e maléficas ao empregado, que se manifestam de forma constante e repetitiva, sendo conceituadas dentro do fenômeno do assédio moral, estabelecendo um grande desequilíbrio na relação de emprego. Este trabalho mostra que o assédio moral se trata de uma prática reprovável, uma vez que extrapola os limites do poder diretivo do empregador e o respeito à dignidade humana que deve respaldar as relações entre os indivíduos, principalmente no ambiente laboral. Com isso, na perspectiva de coibir as práticas do assédio moral dentro do ambiente de trabalho, a legislação civilista confere a responsabilização civil ao empregador pelo dano moral ao empregado. Para o desenvolvimento do trabalho, utilizou-se o método hipotético-dedutivo, pesquisa bibliográfica e documental.
Descrição: NASCIMENTO, Lyana Silva e Cavalcante. O assédio moral nas relações de emprego e a responsabilidade civil pelo dano moral. 2018. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação de Direito) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24032
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lyana Silva e Cavalcante Nascimento.pdf545.26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.