Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24078
Título: Brincando com bonecas/os negras/os: construção e afirmação identitária das crianças negras e igualdade de gênero na Educação Infantil
Autor(es): Silva, Josinaldo Monteiro da
Palavras-chave: Educação Infantil
Brincadeiras com bonecos/as negros/as
Identidade étnico-racial e sexual
Igualdade de gênero
Data do documento: 3-Mai-2021
Resumo: As brincadeiras, jogos e brinquedos são recursos que podem ser utilizados como estratégias didáticas lúdicas, na Educação Infantil, a fim de favorecer o ensino-aprendizagem significativo sobre História da África e a ressignificação da imagem estereotipada das pessoas negras. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo compreender como as brincadeiras com bonecos/as negros/as auxiliam no processo de construção e afirmação da identidade racial positiva da criança negra, igualdade de gênero e combate ao racismo, além disso também apresentamos uma proposta didática. Para tanto, adotamos como metodologia a pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo, de maneira que possibilitasse analisarmos o nosso objeto de estudo. Por conseguinte, fundamentamos nosso trabalho nas arguições de teóricos/as que discutem sobre identidade racial, gênero e ludicidade, entre eles/as, Gomes (2005), Aguiar (1998), Louro (2014), etc. Por meio deste estudo e considerando o período delimitado nessa pesquisa, verificamos que a utilização de bonecos/as negros/as em atividades da Educação Infantil, pode contribuir para a dinamicidade das aulas, estimulando as crianças negras a construírem e afirmarem positivamente sua identidade racial, bem como favorecendo a igualdade de gênero e a luta contra o racismo. Logo, esperamos que este estudo impulsione novas pesquisas para aqueles/as que desejam o desenvolvimento de uma educação inclusiva, antirracista, antissexista e emancipatória, capaz de transformar a realidade em que vivemos.
Descrição: SILVA, J. M. da. Brincando com bonecas/os negras/os: construção e afirmação identitária das crianças negras e igualdade de gênero na educação infantil. 2021. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Étnico Racial na Educação Infantil)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24078
Aparece nas coleções:III - EEREI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF-Josinaldo Monteiro da Silva.pdfPDF - Josinaldo Monteiro da Silva543.45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TERMO DEPÓSITO TCC. Josinaldo.pdfTermo de depósito93.71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.