Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24086
Título: As produções científicas no curso de licenciatura em pedagogia/ UEPB/ CAMPUS I (2014-2019)
Autor(es): Andrade, Fernanda Silva
Palavras-chave: Formação de professores
Pedagogia
Produção científica
Data do documento: 12-Mar-2020
Resumo: Este trabalho tem como objetivo discutir a produção científica de estudantes do Curso de Licenciatura em Pedagogia oferecido pela Universidade Estadual da Paraíba, Campus I no período de 2014 a 2019, com destaque para os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC). O trabalho se justifica por abordar uma importante pesquisa na área de formação de professores. Para isso, recorremos à pesquisa quali-quantitativa. Para a coleta de dados, utilizamos a pesquisa documental. Desta forma, recorremos à produção científica de estudantes do referido Curso, priorizando os TCC, mas também anais de eventos científicos, especificamente o Congresso Nacional de Educação (CONEDU) e o Congresso Internacional de Inclusão (CINTEDI). Além da aplicação e análise de um questionário realizado com os concluintes do Curso. Como suporte teórico para subsidiar a pesquisa, buscamos apoio de autores como: Bocatto (2006), Freire (1996), Gil (2002), Giraldelli (2006), Lakatos; Marconi (2003), Libâneo (2012-2011), entre outros. Através do levantamento realizado, pudemos identificar quais as principais Linhas de Pesquisa que mais chamam a atenção de estudantes e futuros professores. Percebe-se que se destacam Educação Infantil, Educação Especial, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Política e Gestão Educacional, seguidos de outros temas importantes para a educação, para a escola e para o pedagogo. Observamos, também, uma média de 35 TCCs defendidos por semestre, o que representa quase 50% de conclusão das vagas que são ofertadas no ingresso a cada semestre. Desta forma, mesmo que o Curso tenha avançado bastante na produção dos estudantes, compreende-se que a pesquisa deve ser ainda mais instigada, estimulada, visto a relevância desta na formação do professor.
Descrição: ANDRADE, F. S. As produções científicas no curso de licenciatura em pedagogia/ UEPB/ CAMPUS I (2014-2019). 2020. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24086
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FERNANDA SILVA ANDRADE-TCC.pdfFERNANDA SILVA ANDRADE-TCC.pdf936.95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Scan238.pdfScan238.pdf337.41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.