Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24119
Título: A educação étnico-racial na formação Inicial de professores(as) da educação infantil
Autor(es): Rodrigues, Raquel de Meireles Silveira
Palavras-chave: Formação inicial
Educação étnico-racial
Educação infantil
Data do documento: 17-Jun-2021
Resumo: A Formação Inicial de Professores é algo imprescindível para o desenvolvimento da prática pedagógica docente. Assim, diversas questões devem ser trabalhadas durante a formação, para que o/a futuro professor(a) tenha conhecimento acerca das temáticas étnico-raciais. E, que possam reconhecer a importância das discussões dessas temáticas e de como se trabalhar em sala de aula. Tendo como objetivo geral: Conhecer o que foi trabalhado com a Educação Étnico-Racial na formação inicial de professores da Educação Infantil. Para tal, como objetivos específicos irei descrever as experiências com a Educação Étnico-Racial na formação inicial, elencar as disciplinas cursadas no curso de Formação Inicial voltadas para a Educação Étnico-Racial, caracterizar a importância que os sujeitos atribuem a Formação Inicial de professores e apontar caminhos para a formação inicial de professores, considerando as trajetórias de professoras da educação básica. A pesquisa foi de cunho qualitativo e utilizei como instrumento para a coleta de coleta de dados um questionário aplicado para 10 (dez) professores/as. A pesquisa está embasada em GOMES (2003), MUNANGA (2005), MOREIRA E CARVALHO (2006). As discussões e ações na Formação Inicial em relação à Educação Étnico-Racial ainda tem caráter pontual, uma vez que acontecem em períodos muito curtos, pois são realizadas apenas em 2 ou 3 disciplinas durante o curso e que a abordagem da Temática Étnico-Racial a partir da diversidade é o ponto de partida para evitar que as diferenças se transformem em desigualdades, o professor precisa levar em consideração que as pessoas são diferentes, e educar com base no respeito as peculiaridades de cada pessoa e no desenvolvimento da consciência de que somos todos iguais nas diferenças.
Descrição: RODRIGUES, R. de M. S. A educação étnico-racial na formação inicial de professores(as) da educação infantil. 2021. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Étnico Racial na Educação Infantil)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24119
Aparece nas coleções:III - EEREI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Raquel de Meireles Silveira RodriguesPDF - Raquel de Meireles Silveira Rodrigues903.75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito159.67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.