Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24121
Título: A educação étnico-racial nas práticas e experiências de professores(as) da educação infantil para o enfrentamento do preconceito racial
Autor(es): Oliveira, Marcela Marinho de
Palavras-chave: Educação étnico-racial
Educação infantil
Formação inicial
Preconceito racial
Data do documento: 17-Jun-2021
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo refletir sobre a Educação Étnico-Racial nas práticas e experiências de professores(as) da Educação Infantil para o enfrentamento do preconceito racial. Consiste na síntese de uma pesquisa realizada com quatro professoras atuantes na educação infantil a fim de responder a seguinte questão: Como as práticas e as experiências de professores (as) da Educação Infantil são desenvolvidas numa perspectiva de Educação Étnico-Racial visando contribuir para o enfrentamento do preconceito racial na escola? A pesquisa é de cunho qualitativo e o instrumento utilizado para a coleta de dados foi a entrevista estruturada. Para a análise dos dados adotamos a técnica de Análise de Conteúdo de Bardin (2011). Como fundamentação teórica utilizamos as ideias de autores como: Cavalleiro (2000) e (2006), Gomes (2012), Lopes (2005), Munanga (2005), Santana (2006) e outros. Com base nos dados coletados, pode-se concluir que os(as) professores(as) vêm fazendo sua parte na aplicação da Lei Nº 10.639/03 em suas salas de aulas, embora muitas vezes não atenda à coletividade e/ou a interdisciplinaridade necessária para termos resultados e mudanças cada vez mais significativas em virtude das circunstâncias em que os sistemas de ensino abordam a temática racial. Compreendemos também que os estudos e as discussões ofertadas na formação inicial do(a) pedagogo(a), são fundamentais para que esses profissionais possam intervir pedagogicamente diante da reprodução de preconceitos raciais na educação infantil. Portanto, conclui-se que esta pesquisa não foi esgotada e ainda se faz necessário o desenvolvimento de estudos e discussões sobre a Lei Nº 10.639/03 que venham a contribuir com o enfrentamento do preconceito racial na educação infantil, espaço privilegiado para promover a eliminação de qualquer forma de preconceito, racismo e discriminação.
Descrição: OLIVEIRA, M. M. de. A educação étnico-racial nas práticas e experiências de professores(as) da educação infantil para o enfrentamento do preconceito racial. 2021. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Étnico-Racial na Educação Infantil)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24121
Aparece nas coleções:III - EEREI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Marcela Marinho de OliveiraPDF - Marcela Marinho de Oliveira576.53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito120.23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.