Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24197
Título: A eficácia do sistema probatório para a comprovação da qualidade de segurado especial: uma análise junto à 9ª Vara Federal da Subseção Judiciária de Campina Grande – PB
Autor(es): Pacheco, Carlos Vinicius dos Santos
Palavras-chave: Previdência Social
Segurado Especial
Direito Social
Direito Previdenciário
Data do documento: 11-Jun-2019
Resumo: Pretende o presente artigo compreender a eficácia dos meios atuais de comprovação da qualidade de segurado especial tendo por base a análise de processos ajuizados junto à 9ª Vara Federal da Subseção Judiciária de Campina Grande, Paraíba. Trata-se de uma pesquisa descritiva, bibliográfica, documental, retrospectiva e quantitativa, das quais foram utilizados a observação e dedução para a análise dos dados coletados. Apesar de ter uma relação indireta com segurados urbanos, o presente estudo teve como foco o segurado especial, ou seja, trabalhadores do campo ou a estes equiparados, tendo por relevância a tentativa de fazer valer uma garantia a eles inerentes, a saber dos direitos sociais, com foco para o direito a previdência social. Por meio do estudo foi possível deduzir que, realmente, os meios de comprovação da qualidade de segurado especial são falhos, trazendo consequências negativa tanto para o segurado como para o judiciário. Além disso, observou-se que a não adoção de meios mais eficazes se dá pelo fato da atual situação ser mais vantajosa para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Descrição: PACHECO, Carlos Vinicius dos Santos. A eficácia do sistema probatório para a comprovação da qualidade de segurado especial: uma análise junto à 9ª Vara Federal da Subseção Judiciária de Campina Grande – PB. 2019. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24197
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Carlos Vinicius dos Santos Pacheco.pdf5.65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.