Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24818
Título: Um estudo da Teoria MOND aplicado às anomalias na rotação de galáxias espirais
Autor(es): Silva, José Carlos de Mélo
Palavras-chave: Teoria Newtoniana Modificada
Teoria MOND
Matéria escura
Galáxias
Data do documento: 4-Dez-2020
Resumo: A teoria MOND é uma proposta que visa fazer uma alteração na segunda lei de Newton com o intuito de explicar anomalias observadas na rotação de galáxias há décadas. Tais anomalias não podem ser explicadas com a mecânica newtoniana convencional. Em virtude disso, surgiram, ao longo dos anos, algumas teorias para explicar estes fenômenos, dentre as quais se destaca a Teoria da Matéria Escura. A Teoria MOND, ao contrário da Matéria Escura, sugere que tais anomalias na rotação de galáxias trata-se apenas de mais um limite da física clássica, tal como a relatividade e a mecânica quântica. Sendo assim, Mordehai Milgrom, autor da teoria, faz uma alteração na segunda lei de Newton, adicionando um fator que corrige o problema. Optamos por fazer um estudo da Teoria MOND e aplicar esta teoria em algumas galáxias espirais e, ao comparar com os dados observacionais, percebemos que a MOND se adequa melhor que a Teoria Newtoniana para explicar as anomalias na rotação de galáxias.
Descrição: SILVA, José Carlos de Mélo. Um estudo da Teoria MOND aplicado às anomalias na rotação de galáxias espirais. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24818
Aparece nas coleções:04 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Carlos de Mélo SilvaPDF - José Carlos de Mélo Silva836.26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito126.7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.