Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24983
Título: Os impactos da pandemia nas relações de consumo: os reflexos da lei 14.010/2020 no código de defesa do consumidor
Autor(es): Guerra, Alexia Lays Carvalho
Palavras-chave: Consumidores
Pandemia
Lei 14.010/2020
Proteção Legal
Data do documento: 5-Out-2021
Resumo: Tendo em vista a necessidade de um posicionamento eficaz que tenha por objetivo oferecer maior segurança jurídica aos consumidores diante do cenário da pandemia do coronavírus, o presente artigo destina abordar sobre a análise dos efeitos da Lei 14.010/2020 a qual instituiu o Regime Jurídico Emergencial e Transitório das Relações Jurídicas de Direito Privado (RJET) nas relações de consumo, diante do seu caráter emergencial e transitório. Discute-se inicialmente, a pandemia da Covid- 19 no Brasil e as relações de consumo, bem como o conceito de consumidor e a sua proteção legal. Ainda, tem como objetivo, analisar de maneira central as influências no direito de arrependimento e sobre a prescrição e decadência com enfoque na regulamentação das relações de consumo tanto para nortear o consumidor, quanto o fornecedor de produtos e serviços. A metodologia utilizada foi o método dedutivo, através de pesquisa bibliográfica realizada por meio da análise das leis, doutrinas, jurisprudências e artigos científicos publicados em meio eletrônico. Como resultado, foi observado que a aprovação da Lei do RJET durante a pandemia dispôs sobre medidas emergenciais e temporárias das relações de consumo, visando não prejudicar os consumidores, possibilitando assim o impedimento ou suspensão dos prazos prescricionais, bem como a desistência em casos específicos presentes na Lei.
Descrição: GUERRA, A. L. C. Os impactos da pandemia nas relações de consumo: os reflexos da lei 14.010/2020 no código de defesa do consumidor. 2021. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24983
Aparece nas coleções:42 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Alexia Lays Carvalho GuerraPDF - Alexia Lays Carvalho Guerra1.02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito238.75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.