Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25065
Título: Um estudo sobre o Teorema Fundamental do Cálculo e algumas de suas aplicações
Autor(es): Simão, Severino Tomaz
Palavras-chave: Teorema Fundamental do Cálculo
Cálculo Diferencial e Integral
Sólidos de revolução
Data do documento: 16-Mar-2021
Resumo: Este trabalho vem a abordar um estudo sobre o Teorema Fundamental do Cálculo - TFC, e algumas de suas aplicações. É notável que o Teorema Fundamental do Cálculo ocupa um lugar de destaque dentro do campo do Cálculo Diferencial e Integral, pois trata das relações existentes entre as operações de diferenciação e integração como inversas entre si, além de calcular integrais definidas dando ênfase ao cálculo de comprimentos de arcos, volumes e áreas. Diante disto este trabalho tem como objetivo mostrar a importância do Teorema Fundamental do Cálculo como uma poderosa ferramenta nas suas aplicações não só dentro do cálculo, mas também em outras áreas como a Física, Astronomia, Engenharia, Química, dentre outras. Este trabalho trata de uma pesquisa de natureza bibliográfica e de cunho descritivo e qualitativo. Bibliográfica pois tem seu desenvolvimento tentando dar explicação de um problema a partir de teorias abordadas em livros. Descritiva porque investiga, examina, registra e ligam aspectos (variáveis) que abrangem fatos ou fenômenos, sem manipulá-los, e qualitativa já que possui natureza mais exploratória e conduz a uma maior reflexão para análise dos resultados.
Descrição: SIMÃO, Severino Tomaz. Um estudo sobre o Teorema Fundamental do Cálculo e algumas de suas aplicações. 2021. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande- PB, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25065
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Severino Tomaz SimãoPDF - Severino Tomaz Simão1.68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito802.39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.