Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2512
Título: Variação linguística e o livro didático de português: reflexões sociolingüísticas
Autor(es): Oliveira, Mikaelly Guimarães de Lima
Palavras-chave: Sociolinquística
Ensino de Língua Portuguesa
Livro Didático
Data do documento: 22-Nov-2013
Resumo: O presente trabalho, de natureza qualitativa, se vincula ao tipo de pesquisa documental observando como as variedades linguísticas são abordadas no livro didático de Português. Este estudo nasce pela necessidade de reconhecer a variedade linguística existente no país que, cultural e historicamente, de forma preconceituosa tem sido desprestigiada e desconsiderada. Partimos do princípio de que o ensino de Língua Portuguesa, nas últimas décadas do século XX e nos primeiros anos do século XXI, passou por transformações consideráveis. À luz das novas teorias, denominadas de socionteracionistas, a língua, objeto do nosso estudo, não pode mais ser vista apenas como estrutura, pois é através dela que o sujeito interage com o mundo. Neste sentido, tendo como corpus de análise o livro didático de Português do 6º ano “Linguagens e Textos”, com autoria de Hermínio Sargentim, publicado pela Editora Nacional, no ano de 2009, podemos destacar como objetivo geral da pesquisa analisar – do manual do professor ao apresentado no livro – o trato dado ao fenômeno da variação linguística. Os resultados apontam que, no tocante ao manual do professor, são fornecidas orientações que convidam a utilização pedagógica de métodos que despertem a reflexão sobre o uso da linguagem com suas variantes, deixando de lado métodos tradicionais, inclusive, de constrangimentos no uso da língua, o que gera o preconceito linguístico. No que concerne ao apresentado no livro, também verificamos um direcionamento que estimula a utilização das variedades nas metodologias de ensino de língua. Tais resultados nos possibilitam afirmar a considerável influência da concepção sociointeracionista da linguagem no livro didático analisado. Do ponto de vista teórico tivemos contribuições de estudiosos como Alkmim (2006), Bagno (2002, 2001, 2000), Bronckart (2008, 2006, 1999), Geraldi (1997), Castilho (2010), dentre outros.
Descrição: Oliveira, M. G. de L. Variação linguística e o livro didático de português: reflexões sociolingüísticas. 2012. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em língua portuguesa)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2512
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mikaelly Guimarães de Lima Oliveira.pdfMikaelly Guimarães de Lima Oliveira852.49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.