Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25306
Título: A utilização da Aprendizagem Baseada em Problemas – ABP nas aulas de geografia durante o ensino remoto emergencial-ERE
Autor(es): Silva, Ana Paula da
Palavras-chave: Ensino de geografia
Recursos metodológicos
Aprendizagem Baseada em Problemas - ABP
Data do documento: 30-Ago-2021
Resumo: Com o intuito de mediar o processo de construção de conhecimento em Geografia durante o Ensino Remoto Emergencial – ERE, vivenciado durante o período de isolamento social causado pela pandemia da COVID-19, foram realizadas intervenções didático-pedagógicas em duas escolas da Rede Municipal de Educação da cidade de Areial – PB na perspectiva da Aprendizagem Baseada em Problema - ABP. Assim, este trabalho tem a premissa de analisar a contribuição da utilização da metodologia de ABP no processo de ensino e aprendizagem geográfica durante o ERE como uma ferramenta facilitadora no processo de ensino-aprendizagem a distância, bem como as principais causas e consequências dos problemas surgidos no ERE para os discentes que não dispõem do acesso à internet. A pesquisa desenvolveu-se através de uma abordagem dialética ancorada nos fundamentos da pesquisa-ação. Além do conceito de ABP utilizamos as categorias de análises geográficas Espaço, Região e Lugar como meio de fundamentar a pesquisa em uma abordagem geográfica. O uso desse recurso, além de auxiliar na desconstrução dos estereótipos acerca da Região Nordeste, despertou nos discentes o senso crítico e reflexivo, bem como a sua autonomia, autoconfiança e protagonismo.
Descrição: SILVA, A. P. A utilização da Aprendizagem Baseada em Problemas – ABP nas aulas de geografia durante o Ensino Remoto Emergencial-ERE. 2021.70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Geografia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25306
Aparece nas coleções:I - EG - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia - Ana Paula da Silva -Final.pdfMonografia - Ana Paula da Silva -Final.pdf1.16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo_de_Deposito_TCC.pdfTermo_de_Deposito_TCC.pdf104.95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.