Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25368
Título: Educação financeira e mercado financeiro: um estudo com discentes da área de negócios das instituições de ensino superior da Paraíba
Autor(es): Queiroz, Mariana Santos de
Palavras-chave: Educação financeira
Investimento
Teoria do Capital Humano
Data do documento: 15-Dez-2021
Resumo: Educação Financeira é um tema de interesse nacional e internacional, devido aos benefícios proporcionados para o bem-estar financeiro individual, bem como o melhoramento do Sistema Financeiro Nacional. Contudo, o que se percebe é que os conhecimentos financeiros das pessoas são insuficientes, o que acaba resultando em problemas como endividamentos e inadimplências. Para reverter esse cenário, diversos países com o apoio da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) preocupam-se em desenvolver ações com intuito de disseminar conhecimentos financeiros para a sociedade. A teoria do Capital humano defende a educação como sendo uma das variáveis que contribui para aumentar os ganhos financeiros, a partir disso, através da disseminação de conceitos financeiros, as pessoas seriam capazes de tomarem decisões mais acertadas, como práticas de poupança e investimento, buscando uma vida mais tranquila e cômoda. Esta pesquisa tem como objetivo geral verificar se a Educação Financeira influencia na inserção dos discentes da área de negócios das Instituições de Ensino Superior da Paraíba no Mercado Financeiro Brasileiro. Quanto à metodologia foi realizada uma pesquisa com 123 estudantes dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas através de um questionário adaptado dos estudos de Amadeu (2009), Atkinson e Messy (2012), Amorim et.al., (2018). Os principais achados evidenciam que os discentes apresentam um bom nível de conhecimento financeiro básico, tendo em vista que em todos os quesitos analisados o percentual de acerto foi superior a (82%). Entretanto, no que concerne ao Mercado Financeiro apenas (4,1%) se consideram “Muito preparado” para realizar investimentos. A representatividade da amostra que não realiza aplicações corresponde a (63,5%), os principais motivos apontados foram à ausência de recursos, bem como ausência de conhecimentos acerca do Mercado Financeiro. Os discentes que investem parte de seus recursos concordam que a Educação Financeira, apresentou influencia para se tornar investidor. De maneira geral, os resultados reforçam a importância de propagar informações relacionadas com Educação Financeira, principalmente no aspecto relacionado com o Mercado Financeiro para que as pessoas, possam usufruir dos benefícios advindos dessa conjuntura.
Descrição: QUEIROZ, M. S. Educação financeira e mercado financeiro: um estudo com discentes da área de negócios das instituições de ensino superior da Paraíba. 2021. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25368
Aparece nas coleções:72 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mariana Santos de Queiroz.pdfPDF - Mariana Santos de Queiroz972.35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito78.78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.