Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2550
Título: Gêneros textuais no ensino de língua inglesa: um estudo de caso no 3º ano do ensino médio
Autor(es): Silva, Maria da Glória Pinto da
Palavras-chave: Gêneros textuais
Ensino-aprendizagem de língua inglesa
Ensino Médio
Data do documento: 26-Nov-2013
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo geral promover uma reflexão sobre a importância do ensino de língua inglesa no 3º ano do Ensino Médio através de gêneros textuais, como forma de favorecer a habilidade leitora dos alunos e sua compreensão sobre assuntos variados em diferentes contextos. Para isso, fizemos uso dos pressupostos teóricos de Bronckart (1999), Bakhtin (1992), Marcuschi (2008), dentre outros. Este estudo caracteriza-se como uma pesquisa-ação, pois participamos como regentes nas aulas de língua inglesa de uma turma de 3º ano de uma escola pública localizada em Campina Grande/PB. Nessas aulas, realizadas em um período de quatro meses, utilizamos atividades baseadas em dois gêneros textuais (poemas e artigos), promovendo esclarecimentos e debates sobre os mesmos, além de fazer uso de questionários que permitiram aos alunos avaliarem as atividades propostas e seus próprios desempenhos. Os resultados mais relevantes da pesquisa indicam que a utilização de textos variados, bem como o trabalho específico com alguns gêneros textuais por parte do professor de língua inglesa, mesmo que por um curto período de tempo, podem contribuir significativamente para o desenvolvimento da leitura do aluno numa perspectiva crítica e reflexiva.
Descrição: Silva, M. da G. P. da. Gêneros textuais no ensino de língua inglesa: um estudo de caso no 3º ano do ensino médio. 2012. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em língua inglesa)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2550
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria da Glória Pinto da Silva.pdfMaria da Glória Pinto da Silva5.88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.