Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26108
Título: Celestina y su papel social
Autor(es): Pereira, Josimar
Palavras-chave: Literatura espanhola
Biografia
Mulher
Contexto social
Data do documento: 15-Out-2021
Resumo: O presente estudo trata da vida e obra de Fernando de Rojas, como também buscando informações a respeito do papel social de uma das personagens que compõem a obra literária “La Celestina”, sendo este o ponto principal deste trabalho de pesquisa bibliográfica, destacando as narrativas na qual a personagem Celestina utiliza para compor seus argumentos para manter as relações com os demais personagens que formam o enredo da obra, desempenhando seus ofícios, seja de lavandeira, de feiticeira, entre outros, porque precisava de interação com os outros personagens em sua conversa para convencer os clientes da validade de suas porções, como também de outras atividades oferecida por ela, envolvendo as pessoas num contexto social. Para dar forma a este estudo foi feita a leitura da obra “La Celestina” de Fernando de Rojas que apareceu impressa pela primeira vez em 1499 com o nome de Comédia de Calisto e Melibea, tendo buscado também leitura de artigos que fala da personagem desta obra literária em destaque, como leituras de artigos que cita mulheres marcantes na história como foi Celestina na obra de Fernando de Rojas, as demais leituras foram em artigos encontrados em sites por meio da internet. Mulheres com personalidade marcantes apareceram em outras obras literárias, como citadas na última parte deste estudo, que não aceitaram as condições impostas a elas e buscaram mudanças dentro de um contexto social que tratava as mulheres como inferiores e algumas pagaram alto preço por suas manifestações de querer um mundo mais moderno.
Descrição: PEREIRA, J. Celestina y su papel social. 2021. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Espanhol).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26108
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOSIMAR PEREIRA CORRIGIDO-1.pdfPDF - Josimar Pereira532.87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TERMO DE DEPOSITO 1.pdfPDF - Termo de Depósito116.61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.