Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26122
Título: Arte e educação especial: relato de experiência na APAE de Campina Grande/ PB
Autor(es): Cardoso, Erinalda Ricardi
Palavras-chave: Educação especial
Arte
Inclusão social
Inclusão escolar
Data do documento: 4-Jun-2021
Resumo: Este trabalho é uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório, reverberada em um relato de experiência da atual Presidente da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) no município de Campina Grande – PB. Portanto, esse trabalho tem o objetivo geral de registar a importância do relato de experiência da Presidente, em exercício, da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, na cidade de Campina Grande – PB, no ano de 2020, por intermédio do processo de inclusão, através da arte. A abordagem deste, objetiva destacar o respeito da arte como uma ferramenta para inclusão de pessoas com deficiências perante a sociedade. E, para fundamentar essa pesquisa, utilizou-se como aporte teórico os estudos de Ferraz & Fuzari (1993), Saldanha (1999), Ostrower (1991), Grinberg (2003), e os documentos oficiais regidos por leis: a Base Nacional Comum Curricular, Brasil (2018), Lei de Diretrizes e Base da Educação (LDB/1996), que garante o processo de inclusão de pessoas com deficiências o direito a educação e inserção perante a comunidade. O locus da pesquisa, ou seja, a APAE é um espaço que garante o crescimento artístico na sala do laboratório de artes, gerando o desenvolvimento individual e coletivo dos usuários que recebem atendimento. Considerando que a artista destacada nessa pesquisa tem deficiências múltiplas se fez necessário buscar dados junto a sua genitora acima citada e de seu irmão que é interprete de LIBRAS em nossa Instituição de Ensino Superior - IES. Ambas colaborações foram de suma importância para escrita desse trabalho. A presidente proporcionou informações relevantes a respeito da experiência da fundação da APAE em nosso município bem como, destacou sua vivência junto a experiência artística coma filha - sujeito de nossa pesquisa. Os resultados dessa nos revelaram que o acompanhamento das pessoas com deficiências em um ambiente adequado com educadores capacitados em ARTE, promove a garantia dos direitos inclusivos. Além disso, trouxe à tona a importância do apoio familiar, e sobre tudo da assistência materna para o desenvolvimento artístico da pessoa com deficiência múltipla.
Descrição: Cardoso, E. R. Arte e educação especial: relato de experiência na APAE de Campina Grande /PB. 2021. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26122
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TERMO-DEPÓSITO-ERINALDA.pdfPDF - Termo de Depósito50.95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
TCC - ERINALDA RICARDI CARDOSO.pdfPDF - Erinalda Ricardi Cardoso1.25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.