Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26130
Título: A importância do estágio supervisionado na educação infantil para a formação do pedagogo
Autor(es): Freitas, Sérgio Rodrigo Menezes de
Palavras-chave: Educação infantil
Currículo
Estágio supervisionado
Brincadeiras
Data do documento: 26-Mai-2021
Resumo: Este Texto tem como objetivo analisar a prática no Estágio Supervisionado de Educação Infantil. O Curso de Licenciatura em Pedagogia - Campus I, da Universidade Estadual da Paraíba, em seu Projeto Pedagógico do Curso propõe, para a área de Educação Infantil os Estágios Supervisionados (III e IV), respectivamente de observação e de intervenção. O objeto de análise deste texto é o Estágio de Intervenção. Realizamos uma reflexão sobre o processo de formação do Pedagogo, alinhando as ações teóricas e práticas, de forma indissociáveis, além de enfatizar a importância da interdisciplinaridade, ao longo da graduação, nos componentes teóricos e práticos. Buscamos compreender, também a intervenção do Estágio Supervisionado como uma oportunidade para aplicação dos conhecimentos construídos, através dos Componentes Curriculares das áreas de fundamentos e das metodologias específicas do Curso de Pedagogia. Dentre os interlocutores teóricos metodológicos pesquisados destacamos: as Diretrizes Curriculares Nacional para a Educação Infantil e a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2010 e 2017); Pimenta (2004); Fragelli e Cardoso (2011); Macêdo e Salvino (2018). A metodologia teve por base a pesquisa documental e a pesquisa ação. Concluímos que as intervenções realizadas no Componente Curricular de Estágio Supervisionado IV foram de suma importância para a nossa formação profissional. Destacamos a experiência ímpar em poder, aplicar, através de um projeto de intervenção, conhecimentos e saberes práticos através de uma diversidade de atividades pedagógicas que aguçaram a curiosidade das crianças e possibilitaram a aprendizagem e o desenvolvimento das mesmas. Por fim, ressaltamos que foi possível, mesmo em um curto espaço de tempo, desenvolver um pouco das competências intelectuais, afetivas, sociais e motoras das crianças, sempre tomando por base o respeito às suas necessidades e singularidades.
Descrição: FREITAS, S. R. M. A Importância do estágio supervisionado na educação infantil para a formação do pedagogo. 2021. 99 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26130
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo de depósito.pdfPDF - Termo de depósito76.41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
PDF - Sérgio Freitas.pdfPDF - Sérgio Rodrigo Menezes De Freitas4.88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.