Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26281
Título: Una sociedad escondida detrás de las máscaras: la hipocresía y la vida de apariencias de la sociedad española del siglo XIX a partir del análisis del artículo El mundo todo es máscaras. Todo el año es carnaval de Mariano José de Larra
Autor(es): Freitas, Katia Cilene Ribeiro Claudino
Palavras-chave: Costumbrismo
Hipocrisia
Romantismo
Sociedade
Data do documento: 30-Mar-2022
Resumo: A literatura está relacionada diretamente com a crítica social pois, é a partir de obras literárias que os autores realizam suas denúncias e falam sobre as suas inquietações referente a sociedade de sua época, fazendo com que seu povo tome nota dos problemas que estão ocorrendo naquele momento. Desse modo, nossa investigação tem como objetivo analisar a sociedade espanhola do século XIX apresentada por Mariano José de Larra, escritor e jornalista espanhol, no artigo El mundo todo es máscaras. Todo el año es carnaval (1833), no qual podemos encontrar as características, assim como os costumes e a hipocrisia vivida pela burguesia do século XIX. Uma vez que a hipocrisia e a vida de aparências são temáticas universais e atemporais, ou seja, se observa em todos os aspectos da sociedade, é possível refletir e conhecer a respeito das sociedades passadas para lograr compreender a nós mesmos. Por tanto, nossa investigação trata-se de um estudo bibliográfico e exploratório, utilizando como aporte teórico autores como Altamira (2015) para ampliar nossa abordagem no que diz respeito ao contexto histórico da Espanha no século XIX, Cremades (2008) e Escobar (2002), que nos auxiliou com informações sobre o costumbrismo espanhol e, ademais, Shaw (1984) com dados sobre o romantismo espanhol.
Descrição: FREITAS, K. C. R. C. Una sociedad escondida detrás de las máscaras: la hipocresía y la vida de apariencias de la sociedad española del siglo XIX a partir del análisis del artículo El mundo todo es máscaras. Todo el año es carnaval de Mariano José de Larra. 2022. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Espanhol).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26281
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Katia Cilene Ribeiro Claudino Freitas.pdfPDF - Katia Cilene Ribeiro Claudino Freitas490.49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo_de_Deposito_TCC_Katia.pdfPDF - Termo de depósito144.61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.