Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27049
Título: O professor de língua inglesa em formação inicial: agente reflexivo e pesquisador de sua prática
Autor(es): Ferreira, Laysa Tuana Melo
Palavras-chave: Ensino de língua inglesa
Professor
Formação docente
Prática docente
Data do documento: 1-Dez-2015
Resumo: Considerando-se a importância do ensino de Língua Inglesa (LI) para o desenvolvimento linguístico e sociocultural de alunos, analisaremos a experiência de uma graduanda do curso de Letras-Inglês que esteve vinculada ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). O principal objetivo dessa pesquisa, indicada como estudo de caso, é analisar como as experiências de uma pibidiana contribuíram para a sua formação considerando como a citada vivência influenciou na construção profissional da licencianda como professora pesquisadora e reflexiva. Para obtermos os objetivos dessa pesquisa, nossa análise foi baseada em: (i) investigar as contribuições dos momentos de monitoria para a formação docente da bolsista; (ii) examinar o processo de produção e de aplicação da Sequência Didática (SD); (iii) avaliar as reflexões da pibidiana por meio das postagens virtuais do blogger reflexivo do subprojeto. Partindo disto, o projeto no original foi desenvolvido por um grupo de pibidianos, mas evidenciaremos nesse trabalho apenas os depoimentos e relatos de uma das participantes. O desenvolvimento do projeto foi elencado na produção de uma Sequência Didática (SD), a qual os estudantes teriam que produzir um vídeo que teria memórias do Ensino Médio de cada um deles. A aplicação da citada SD ocorreu em quatro meses, em uma turma de 3º ano de uma escola da rede estadual de ensino. Nesse artigo, falaremos também sobre o papel do professor que além de ensinar, reflete sobre a sua prática e pesquisa, no intuito de estar sempre aprimorando e renovando os seus conceitos. Como suporte epistemológico, nos referimos a autores como Lüdke (2001), Perrenoud (2002), Nóvoa (2004), Oliveri (2010) no tocante do professor pesquisador e reflexivo.
Descrição: FERREIRA, L. T. M. O professor de língua inglesa em formação inicial: agente reflexivo e pesquisador de sua prática. 2015. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Inglesa).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27049
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Laysa - Versão Final.pdfPDF - LAYSA TUANA MELO FERREIRA1.11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TERMO DE AUTORIZAÇÃO - LAYSA FERREIRA.pdfPDF - Termo de Depósito743.56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.