Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27165
Título: | PIBID e residência pedagógica: um relato das contribuições dos programas de iniciação à docência na formação de novos professores |
Autor(es): | Ferreira, Luane Kele de Azevedo |
Palavras-chave: | Formação docente Teoria Prática Relato de experiência |
Data do documento: | 28-Jul-2022 |
Resumo: | No processo de formação docente, a teoria e prática podem ser considerados as principais etapas de todo o percurso, tendo em vista que irá proporcionar ao licenciando as primeiras vivências em sala de aula. O presente trabalho tem como objetivo discorrer essas vivências, proporcionadas pelos projetos da CAPES: PIBID e Residência Pedagógica, e explicitar sua importância para o futuro professor. Como aporte teórico contamos com Perrenoud (2020), Bordini & Aguiar (1993), Dolz & Hardmeyer (2016), Sousa (2020) com obras que discorrem a respeito de formação docente. Contamos também com artigos da CAPES e explicam os projetos desenvolvidos. Os resultados obtidos por ambos projetos nos mostraram o quão necessário eles são para a docência, por mostrar de forma ativa o desenvolver em sala de aula. |
Descrição: | FERREIRA, Luane Kele de Azevedo. PIBID e Residência Pedagógica: um relato das contribuições dos projetos de iniciação à docência na formação de novos professores. 2022. 26 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade estadual da Paraíba, Centro de Ciências Humanas e Agrárias, Catolé do Rocha, 2022. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27165 |
Aparece nas coleções: | 61 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Luane Kele de Azevedo Ferreira | PDF - Luane Kele de Azevedo Ferreira | 653.07 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
PDF - Termo de Depósito | PDF - Termo de Depósito | 861.04 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.