Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27351
Título: Exclusão sucessória em decorrência da prática de crimes contra a vida
Autor(es): Bezerra, Rossandra Rocha da Silva
Palavras-chave: Direito sucessório
Indignidade
Ministério Público
Data do documento: 25-Jul-2022
Resumo: O presente artigo tem como tema a exclusão sucessória em decorrência da prática de crimes contra a vida. Nesse sentido, discutiremos à sucessão causa mortis, especialmente os direitos sucessórios e as possibilidades de exclusão de herdeiros e legatários por crimes elencados no artigo 1.814 do Código Civil de 2002 e o inciso I. Assim, esse trabalho objetiva discutir acerca das implicações jurídicas para os herdeiros e legatários que cometem crimes de honra e contra a vida do autor de herança. O que suscitou o estudo deste tema foi o interesse em ampliar a compreensão dos direitos sucessórios. Na metodologia foi aplicada a pesquisa bibliográfica. A partir da sondagem e posteriormente leitura de autores que abordam a exclusão sucessória. Simultaneamente foi realizada análise de leis e códigos que tratam da referida temática no ordenamento jurídico brasileiro – O Código Civil de 2002 e a Constituição Federal de 1988. O direito de sucessão é o conjunto de normas que regulamenta a transferência dos direitos e obrigações do falecido. Portanto existem resultados em decorrência do processo sucessório pós-morte do autor da herança.
Descrição: BEZERRA, R. R. da S. Exclusão sucessória em decorrência da prática de crimes contra a vida. 2022. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27351
Aparece nas coleções:42 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rossandra Rocha da Silva BezerraPDF - Rossandra Rocha da Silva Bezerra568.89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito135.29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.