Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27424
Título: Análise do fenômeno das fake news
Autor(es): Oliveira, Allisson Isaac Santos
Palavras-chave: Direito Penal
Danos
Criminalização
Notícias falsas
Data do documento: 1-Ago-2022
Resumo: O presente trabalho pretende abordar a temática concernente ao fenômeno das fake news, expressão advinda do inglês e que recentemente se tornou popular em nosso país, em razão de seu emprego no cenário eleitoral hodierno, tanto a nível nacional como internacional. Em síntese, o termo fake news no bom português significa: notícias falsas. Destarte, podemos conceituar o referido termo como informações distorcidas ou criadas no intuito de ludibriar o receptor, a fim de que o autor ou propagador da mensagem falsa obtenha vantagens, sejam elas de natureza econômica ou política ao passo que a vítima da notícia falsa é prejudicada. Assim, apresenta a problemática de que, embora o fenômeno das fake news possa ser apreciado à luz do art. 139 do Código Penal Brasileiro, onde costa tipificado o crime de difamação, esse dispositivo isolado não desestimula totalmente a prática da criação ou propagação das notícias falsas, carecendo assim da criação de novo tipo penal.
Descrição: OLIVEIRA. A. I. S. Análise do fenômeno das fake news. 2022. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27424
Aparece nas coleções:42 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Allisson Isaac Santos OliveiraPDF - Allisson Isaac Santos Oliveira778.01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito1.57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.