Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27675
Título: | Pensando o papel do professor e dos estudantes nas aulas de geografia no contexto do ensino remoto |
Autor(es): | Bú, José Cícero do |
Palavras-chave: | Ensino remoto Ensino de geografia Processo ensino-aprendizagem |
Data do documento: | 30-Ago-2021 |
Resumo: | A análise de como vêm se configurando os papéis dos professores e estudantes no ensino de Geografia de forma remota, a partir da vivência como professor na Escola Cidadã Integral Técnica Monsenhor José da Silva Coutinho, no Município de Esperança – PB foi o recorte temático delimitado para a presente pesquisa, tendo como objetivo geral diagnosticar as suas potencialidades e limitações, a partir da compreensão dos múltiplos fatores que permeiam essa realidade. Como objetivos específicos, busca-se refletir sobre os impactos causados no processo de ensino e aprendizagem, referente a insuficiência dos recursos tecnológicos para a mediação e acompanhamento das aulas remotas, além de instigar a formação de estudantes pesquisadores, capazes de perceber o seu papel no processo de ensino-aprendizagem e a formação ética, cidadã e protagonista. O universo de pesquisa é composto pelas três turmas da 3ª série A, B e C do Ensino Médio Técnico, tendo como técnica de coleta de dados diálogos via plantões pedagógicos coletivos e individualizados, análise de questionários de autoavaliação dos estudantes e da disciplina, aplicados bimestralmente na escola, o que possibilitou a obtenção dos subsídios necessários para diagnosticar as variáveis que conduzem a comprovação ou falseamento do protagonismo de professores e estudantes em meio remoto. O desenvolvimento de pesquisas no âmbito das salas de aula virtuais, híbridas ou presenciais, deve ser uma constante, objetivando subsidiar o trabalho docente, para, não, deixarmos nos desestimular com os variados desafios que se colocam a cada ano letivo e, porque não dizer a cada dia, mês ou bimestre que, de certa forma, desmotivam professores e alunos ao longo de suas trajetórias acadêmicas. Quando professores e estudantes assumem o protagonismo de suas existências, terão, a possibilidade de amenizar as dificuldades ao longo de suas jornadas acadêmicas e da vida pessoal, social e profissional. Portanto, podemos considerar que, a partir dos resultados obtidos ao longo deste trabalho, a pesquisa e a formação protagonista de professores e estudantes, seja no meio remoto, híbrido ou presencial, é um dos vários caminhos a ser percorrido para colocar em prática as transformações necessárias que possam fazer com que ensino se converta em aprendizagem efetiva. Tivemos a oportunidade de através da metodologia da problematização, diagnosticar os diversos pontos passiveis de correção e melhoria, que norteasse possíveis caminhos para efetivar, mesmo num cenário tão desfavorável, a transformação de ensino em aprendizagem, visto que não podemos deixar de destacar que ensino, nem sempre é sinônimo de aprendizagem, principalmente quando levamos em consideração o perfil do estudante do século XXI. |
Descrição: | BÚ, J. C. Pensando o papel do professor e dos estudantes nas aulas de geografia no contexto do ensino remoto. 2021. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Geografia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27675 |
Aparece nas coleções: | I - EG - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_Especialização pronto para ser depositado na biblioteca_Atualizado.pdf | 971.78 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Termo_de_Deposito_TCC..pdf | 77.59 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.