Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27716
Título: | Abram as câmeras; estou com problemas na internet; estão me ouvindo bem?: perspectivas e desafios na Educação de Jovens e Adultos (EJA) em tempos de pandemia |
Autor(es): | Santos, Sebastião Alison Noberto dos |
Palavras-chave: | Educação de Jovens e Adultos - EJA Ensino remoto Professor Desafios na educação Práticas de ensino |
Data do documento: | 5-Jul-2022 |
Resumo: | Este trabalho objetiva investigar os desafios encontrados nas aulas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em tempos de pandemia a partir da análise de práticas de ensino dos professores desta modalidade. A intenção deste estudo é compreender quais foram os desafios mais comuns nas aulas da EJA em tempos de pandemia e investigar práticas de ensino em tempos de aulas remotas nessa modalidade. Nesse sentido, esta pesquisa se configura em um estudo qualitativo de base exploratória e está fundamentada nas pesquisas desenvolvidas por Freire (1987; 2000; 2005), Margarida (2018), Silva et all (2021), dentre outros. Fundamenta-se, ainda, nos documentos oficiais sobre o ensino de EJA e o ensino remoto, dentre outros materiais de pesquisa. Após a análise das entrevistas dos professores, concluímos que a qualidade da formação de Ensino de Jovens e Adultos ainda ocorre em razão do comprometimento profissional que esses professores e professoras têm em desenvolver modelos didáticos próprios a partir de estratégias empíricas que eles acreditam ser assertivos. Estes sujeitos consideraram, como principais dificuldades, a falta de habilidade de seus alunos com a tecnologia e a despreocupação dos estabelecimentos de ensino com a evasão dos alunos, além da falta de respeito com o profissional ao impor condições injustas de aprovação a alunos independentemente da frequência às aulas ou realização das atividades. |
Descrição: | SANTOS, S. A. N. "Abram as câmeras; estou com problemas na internet; estão me ouvindo bem?": perspectivas e desafios na Educação de Jovens e Adultos (EJA) em tempos de pandemia. 2022. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27716 |
Aparece nas coleções: | 23 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SEBASTIÃO ALISON NOBERTO DOS SANTOS.pdf | Sebastião Alison Noberto dos Santos | 719.8 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
termo de autorização depósito.pdf | Termo de Depósito | 179.37 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.