Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27808
Título: In dubio pro natura: o postulado hermenêutico como instrumento do Estado Socioambiental de Direito
Autor(es): Lima, Luiza Miranda
Palavras-chave: Constitucionalização do direito
Direito ambiental
Hermenêutica
Ativismo
Data do documento: 15-Jun-2022
Resumo: O presente trabalho tem por fito sugerir o postulado hermenêutico do in dubio pro natura como princípio que melhor adequa-se às pretensões da Carta Cidadã, ao instituir, organizar e regulamentar o Estado Socioambiental de Direito, em meio à tão complexa Sociedade de Risco. Enquanto diploma que norteia o intérprete, a Constituição Federal limita a atuação do magistrado, devendo este se ater aos seus mandamentos quando proferir toda e qualquer decisão. Contudo, ainda que a constitucionalização do direito esteja em contínuo aperfeiçoamento, na seara ambiental em específico, vislumbra-se instaurado um quadro de crise hermenêutica, onde a complexidade das demandas age mais depressa que o processo de adaptação do julgador, ensejando em muitos vícios interpretativos, seja ao analisar um caso sob uma perspectiva hermenêutica de cultura econômico hegemônica, seja ao deparar-se com hard cases e usar de suas pessoais convicções para sanar controvérsias em matéria ambiental, atuando com ativismo ao utilizar da alta carga axiológica e principiológica do Direito Ambiental para projetar perspectivas pessoais. Portanto, com o avançar incessantes dos efeitos sistêmicos da intervenção da Sociedade de Risco no meio, há uma exigência de resposta mais célere e efetiva do Judiciário a esses danos, sendo a interpretação pelo in dubio pro natura a mais adequada para viabilizar a proteção do meio ambiente, porquanto a interpretação mais favorável ao meio encontra-se não apenas formalmente instituída na Constituição Federal, como também é materialmente extraída dos seus dispositivos.
Descrição: LIMA, L. M. In dubio pro natura: o postulado hermenêutico como instrumento do Estado Socioambiental de Direito. 2022. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Prática Judicante) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27808
Aparece nas coleções:V - EPJ - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Luiza Miranda Lima597.4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito359.37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.