Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28330
Título: A declaração do estado de coisas inconstitucional do sistema carcerário brasileiro: uma análise dos votos dos ministros do supremo tribunal federal na ADPF 347
Autor(es): Dantas, Iohanna Geralda Pereira
Palavras-chave: Direitos Humanos
Sistema Carcerário
ADPF 347
Data do documento: 30-Nov-2022
Resumo: A punição sempre esteve presente na sociedade, desde as mais elementares até os dias de hoje. Atualmente, temos a compreensão de priorizar o cerceamento da liberdade como pena, afastando o indivíduo transgressor do convívio social por um período e objetivando, em tese, a ressocialização deste posteriormente. A violação massiva e sistêmica de direitos dos apenados é uma inegável realidade dos presídios brasileiros. Unida à inércia ou incapacidade reiterada e persistente das autoridades e da necessidade da atuação conjunta de uma pluralidade desses entes responsáveis, constitui o que se chama de Estado de Coisas Inconstitucional. Nesse ínterim, o presente artigo busca analisar os argumentos trazidos pelos votos dos Ministros do STF diante da realidade do sistema carcerário brasileiro na ADPF 347, levando em consideração o que dispõe a lei e o que acontece na prática. A partir disso, promove- se uma reflexão sobre a real situação dos presídios e sobre as implicações disso na sociedade brasileira. Apesar da existência de um arcabouço jurídico nacional consistente, notadamente da Constituição Federal e da Lei de Execução Penal, há uma falta de efetivação dos dispositivos legais que faz a situação permanecer estagnada. Sendo assim, pode-se concluir que além da falta de aplicabilidade das leis, ainda temos que enfrentar o desafio da resistência social e da ausência do Estado, tornando-se imprescindível o estudo de caminhos para combater essas violências.
Descrição: DANTAS, I. G. P. A declaração do estado de coisas inconstitucional do sistema carcerário brasileiro: uma análise dos votos dos ministros do Supremo Tribunal Federal na ADPF 347. 2022. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28330
Aparece nas coleções:42 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Iohanna Geralda Pereira Dantas.pdfPDF - Iohanna Geralda Pereira Dantas12.78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito603.49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.