Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28407
Título: Sucessão do companheiro: possível inconstitucionalidade do art. 1790 do Código Civil
Autor(es): Rangel, Higina Camilla Lourenço Oliveira
Palavras-chave: Sucessão do companheiro
Inconstitucionalidade
União estável
Princípio da igualdade
Data do documento: 16-Mai-2014
Resumo: O presente trabalho, realizado através de ensaio teórico, aborda o tema da Sucessão dos Companheiros no Código Civil, tratando da evolução dos direitos conferidos a união estável e do tratamento diferenciado que a lei lhe impõe, vez que o texto legal da forma como está redigido trata os companheiros de maneira distinta em relação ao cônjuge. São várias as distinções de tratamento que o companheiro amarga, pois de acordo com a lei, ele não é herdeiro necessário, só herda os bens adquiridos na constância da união, é o quarto na ordem de vocação hereditária, sendo preterido até pelos colaterais, não tem em seu favor o direito real de habitação reconhecido, tem o cálculo de suas quotas hereditárias feito de forma diferente do aplicado para o cônjuge em situação semelhante. Desta forma, este trabalho busca apontar a possível inconstitucionalidade do art. 1790 do Código Civil, o qual confere tratamento diferenciado ao cônjuge e ao companheiro, indicando que fere os princípios da igualdade, da dignidade humana e a equiparação conferida pela Constituição Federal em seu art. 226.
Descrição: RANGEL, Higina Camilla Lourenço Oliveira. Sucessão do companheiro: possível inconstitucionalidade do art. 1790 do Código Civil. 2014, 50f. Monografia de Especialização em Prática Judicante - Universidade Estadual da Paraíba/ESMA, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28407
ISSN: CDD 342
Aparece nas coleções:I - PJ - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HIGINA CAMILLA RANGEL MONOGRAFIA VS FINAL CORRIGIDA.pdfTCC - Higina Camilla Lourenço Oliveira Rangel472.74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TERMO DE DEPÓSITO MONOGRAFIA.pdfTermo de depósito.pdf524.25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.