Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28409
Título: Gamificação na educação: perspectivas e possibilidades no ensino de Física
Autor(es): Araújo, Ana Lucia da Silva Araujo
Palavras-chave: Ensino de Física
Tecnologia educacional
Metodologias ativas
Gamificação
Data do documento: 28-Nov-2022
Resumo: O presente trabalho é um estudo qualitativo, que visa realizar uma análise das perspectivas e das possibilidades do uso da Gamificação no ensino de Física. Buscou-se, através deste, entender o conceito de Gamificação, estimar a contribuição da referida metodologia para o processo de ensino aprendizagem, bem como, apresentar as ferramentas mais utilizadas e aceitas dentro da comunidade docente. A fim de analisar o grau de aplicabilidade da metodologia foi realizada também uma pesquisa de campo, desenvolvida através de um questionário via Google formulários com três graduandos do curso de licenciatura em Física do campus VII da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), que já são professores da rede pública de ensino em diferentes cidades do Estado. O resultado desta pesquisa mostrou que o uso da Gamificação como metodologia ativa tem a capacidade de desenvolver maior engajamento, interatividade e dinamismo no processo de ensino aprendizagem. Além disso, ficou evidente através das falas dos professores entrevistados, que a metodologia é bem aceita pelos discentes justamente por conter elementos de games e por englobar o uso das TICs (em alguns casos), pois estas ferramentas são indispensáveis na vida da atual geração que já nasce em um mundo cada vez mais tecnológico e conectado. Simultaneamente, os entrevistados afirmam que a Gamificação possibilita que o aluno saia um pouco do contexto de aulas mais tradicionais, compostas basicamente por longas listas de exercícios e pelo professor como único detentor do conhecimento, confirmando assim a hipótese central da presente pesquisa.
Descrição: ARAUJO, A. L. S. Gamificação na educação: perspectivas e possibilidades no ensino de Física. 2022. 37 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Física) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, PB, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28409
Aparece nas coleções:85 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Ana Lúcia da Silva AraújoTCC - Ana Lúcia Silva Araújo519.56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepositoTermo de Deposito339.28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.