Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28680
Título: O reconhecimento facial e sua instrumentalização frente a construção de uma política criminal efetiva: da consensualidade de segurança pública à defesa das garantias fundamentais
Autor(es): Alexandre, Ana Luiza da Silva
Palavras-chave: Segurança pública
Reconhecimento facial
Racismo estrutural
Garantias fundamentais
Data do documento: 29-Nov-2022
Resumo: O reconhecimento facial apresenta-se como instrumento de modernização operacional da segurança pública no Brasil, mas tem demonstrado viés discriminatório. A taxa de erro dos algoritmos, determinantes para os parâmetros das decisões tomadas com base na tecnologia, tem induzido a 81% das abordagens policiais indevidas e ao indiciamento e condenações nos processos penais de homens, mulheres e jovens, negros e pobres. O artigo propõe averiguar sua efetiva legitimidade e disseminação como mecanismo auxiliar na construção de um sistema investigativo mais amplo. Objetiva examinar a instrumentalização do reconhecimento facial segundo os fundamentos da segurança pública e da garantia de direitos individuais. A pesquisa caracteriza-se como integrativa e de revisão, fundamentada no método bibliográfico. Os resultados demonstraram que o dispositivo reconhecimento facial frente ao direito processual penal dá robustez ao sistema investigativo, contudo perpetua o racismo estrutural no país. A conclusão é que debruçado nas limitações dos direitos fundamentais, condicionado a regramento legal cabível e monitorado por instituição específica, o dispositivo fortalece a confiança da sociedade. O tratamento tecnológico de dados instrumentalizado juridicamente assevera que os serviços de segurança não sejam executados de forma inadequada e abusiva, posto que assim não se harmonizam com o panorama de uma política criminal efetiva e justa.
Descrição: ALEXANDRE, Ana Luiza da Silva. O reconhecimento facial e sua instrumentalização frente a construção de uma política criminal efetiva: da consensualidade de segurança pública à defesa das garantias fundamentais. 2022. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28680
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito.pdf638.03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
TCC - Ana Luiza Alexandre.pdfTCC - Ana Luiza Alexandre.pdf587.35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.