Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28817
Título: | Geometria fractal e pensamento computacional no contexto da formação de professores de matemática |
Autor(es): | Santos, Roberta Rayane de Farias |
Palavras-chave: | Geometria Fractal Pensamento Computacional Formação de Professores Ensino de matemática |
Data do documento: | 3-Abr-2023 |
Resumo: | O presente trabalho é resultado de um projeto de pesquisa financiado desenvolvido no âmbito do Programa Institucional de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq/UEPB), cota 2021-2022. Esse projeto de pesquisa teve como objetivo introduzir, concomitantemente, a Geometria Fractal e o Pensamento Computacional alinhada com as recomendações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A Geometria Fractal possibilita ao professor propor um ensino de diferentes conteúdos matemáticos através de atividades dinâmicas, intuitivas e contextualizadas com situações cotidianas, despertando o interesse dos alunos pela Matemática. Recentemente, estudos indicam que os processos adotados na construção de fractais por meio do software GeoGebra estimulam o desenvolvimento de habilidades inerentes ao Pensamento Computacional. Nessa perspectiva, este trabalho visa identificar o cenário atual da inserção da Geometria Fractal no ensino de Matemática no Brasil e contribuir para o desenvolvimento de habilidades do Pensamento Computacional através da construção de fractais clássicos no software GeoGebra no contexto da formação de licenciandos e professores de Matemática. Os resultados obtidos indicam que comumente o estudo de fractais é explorado no âmbito do Ensino Médico e atrelado ao uso das tecnologias digitais, especialmente do software GeoGebra. Apesar da Geometria Fractal constar na BNCC, esse é ainda um tema pouco explorado e com a carência trabalhos voltados para formação de professores. No curso de formação, observa-se que durante a construção de fractais clássicos no GeoGebra que habilidades do Pensamento Computacional são desenvolvidas de maneira intrínseca. Por fim, concluímos como importante a oferta de formação inicial e continuada de professores que tratem de ambas as temáticas, com a necessidade de novas ações que explorem tais temáticas. |
Descrição: | SANTOS, R. R. F. Geometria fractal e pensamento computacional no contexto da formação de professores de matemática. 2023. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2023. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28817 |
Aparece nas coleções: | 71 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Roberta Rayane de Farias Santos.pdf | PDF - Roberta Rayane de Farias Santos | 886.69 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
PDF - Termo de depósito.pdf | PDF - Termo de depósito | 89.68 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.