Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29227
Título: Crise dos irracionais em quadrinhos: um estudo sobre o uso de histórias da matemática em sala de aula
Autor(es): Alves, Deyvson de Lucena
Palavras-chave: História da Matemática
História em quadrinhos
Ensino de Matemática
Data do documento: 23-Nov-2022
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso tem como proposta a utilização da história da matemática em conjunto com a história em quadrinho como instrumento de ensino de matemática. Muitos estudos, como Martins (2022) e Miranda (2019) mostram os benefícios da utilização da história da matemática e história em quadrinho na aprendizagem, uma mostra a contextualização histórica trazendo sentido na matemática, mostrando a causa que tal fórmula foi criada e a outra atrai naturalmente com suas ilustrações e com palavras, principalmente os mais jovens, além de ser o início da leitura de muitos para depois ler livros, e se juntarmos os dois instrumentos de ensino, a aprendizagem será potencializada. Com isso, criou-se uma HQ a partir do site pixton, baseada no livro Dewdney, A.K, 20.000 léguas matemática e história da matemática, para mostrar de modo dinâmico a descoberta dos números irracionais, com os elementos da HQ (roteiro, personagem, cenário entre outros) ambientado na época que se passa a história, em que segundo Eves (2012) foi surpreendente mais perturbador ao mesmo tempo para escola pitagórica a descoberta dos números irracionais.
Descrição: ALVES, Deyvson de Lucena. Crise dos irracionais em quadrinhos: um estudo sobre o uso de história da matemática em sala de aula. 2022. 44 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29227
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Deyvson de Lucena Alves.pdfTCC - Deyvson de Lucena Alves1.38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de Depósito230.63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.